Maio é o mês dedicado a ações de conscientização para prevenção e combate ao câncer bucal. O câncer da boca é um tumor maligno que pode ocorrer nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca. O câncer de boca é um problema grave de saúde pública, sendo que o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que sejam diagnosticados 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe para cada ano de 2020 a 2022 no Brasil.
O câncer bucal é mais comum no sexo masculino e na faixa etária acima de 40
anos. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo frequente de bebidas alcoólicas e exposição ao sol sem proteção. Ainda, é importante manter uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável como forma de prevenção..
O diagnóstico precoce permite tratamento menos agressivo e com menos
sequelas que em estágio avançado. Por isso, é fundamental estar alerta para surgimento de feridas na boca ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas nos lábios, gengivas, língua, embaixo da língua, garganta, céu da boca ou bochechas e rouquidão persistente. Nesses casos, deve-se buscar atendimento
profissional.
É recomendado realizar visitas regulares ao cirurgião-dentista para orientações quanto à prevenção da doença e para a detecção precoce de lesões suspeitas, sendo que esse cuidado deve ser redobrado para pessoas de grupos de risco.
Commentaires