O bruxismo é o ato de apertar, ranger ou encostar os dentes durante o dia, quando estamos acordados (bruxismo em vigília), ou durante o sono (bruxismo do sono, quando estamos dormindo).
São sinais e sintomas do bruxismo: dor passageira ou cansaço da face
quando acordamos ou, então, ao final do dia, além de enrijecimento dos músculos da mastigação, cefaleia, sulcos na bochecha e nas bordas da língua e desgastes dentários.
Uma das causas do bruxismo é o estresse e a ansiedade. Outras situações também podem levar ao bruxismo, como doença de Parkinson, distúrbios neurológicos, distúrbios psiquiátricos, distúrbios respiratórios do sono (como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), fumo, álcool e uso de drogas.
Pode, ainda, estar associado ao uso de algumas medicações, como a fluoxetina, sertralina, paroxetina, venlafaxina e duloxetina, utilizadas
para distúrbios de depressão e ansiedade, sendo importante a avaliação de uma equipe multidisciplinar para controlar esses sintomas.
O diagnóstico do bruxismo e as suas consequências para o organismo do
paciente devem ser determinados após avaliação minuciosa pelo cirurgião-dentista.
Se houver necessidade de tratamento, existem diversas opções terapêuticas, a
exemplo do uso de placa intraoral, terapia com laser, fisioterapia, entre outras, que devem ser indicadas pelo profissional
Você tem bruxismo? Compartilha esse post com alguém que precisa saber disso!
Comments