top of page

Bruxismo: fique atento aos sintomas!

O bruxismo é o ato de apertar, ranger ou encostar os dentes durante o dia, quando estamos acordados (bruxismo em vigília), ou durante o sono (bruxismo do sono, quando estamos dormindo).


São sinais e sintomas do bruxismo: dor passageira ou cansaço da face

quando acordamos ou, então, ao final do dia, além de enrijecimento dos músculos da mastigação, cefaleia, sulcos na bochecha e nas bordas da língua e desgastes dentários.


Uma das causas do bruxismo é o estresse e a ansiedade. Outras situações também podem levar ao bruxismo, como doença de Parkinson, distúrbios neurológicos, distúrbios psiquiátricos, distúrbios respiratórios do sono (como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), fumo, álcool e uso de drogas.


Pode, ainda, estar associado ao uso de algumas medicações, como a fluoxetina, sertralina, paroxetina, venlafaxina e duloxetina, utilizadas

para distúrbios de depressão e ansiedade, sendo importante a avaliação de uma equipe multidisciplinar para controlar esses sintomas.


O diagnóstico do bruxismo e as suas consequências para o organismo do

paciente devem ser determinados após avaliação minuciosa pelo cirurgião-dentista.


Se houver necessidade de tratamento, existem diversas opções terapêuticas, a

exemplo do uso de placa intraoral, terapia com laser, fisioterapia, entre outras, que devem ser indicadas pelo profissional


Você tem bruxismo? Compartilha esse post com alguém que precisa saber disso!


5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page